Você sabe a diferença entre joia, semijoia e bijuteria?

Você sabe a diferença entre joia, semijoia e bijuteria?

Essa é uma pergunta bem frequente que recebemos no Ateliê e achamos super importante responder. Por isso trouxemos o conteúdo para o blog, assim temos espaço para te explicar melhor. Aproveitamos e deixamos claro que o Ateliê produz JOIAS, todas as nossas peças são feitas de ouro e prata, com exceção de algumas coleções nas quais experimentamos outros metais e combinações :) Vamos lá.

 

 

JOIAS

As joias nada mais são do que peças feitas de metal nobre, como ouro, prata, titânio ou platina. Grande parte das vezes são produzidas por designers e têm um caráter mais exclusivo, além de alta durabilidade. Elas costumam durar por muitos anos, conservando suas características originais e é comum serem passadas de mãe para filha. Porém, para que haja essa durabilidade, é preciso que haja um cuidado adequado, de acordo com o material, além de um armazenamento apropriado (temos um outro post sobre isso aqui https://www.camilalovisaro.com.br/quatro-dicas-simples-para-cuidar-das-suas-joias/). Geralmente as joias são feitas com pérolas verdadeiras e pedras naturais, que deixam as peças ainda mais lindas e cheias de brilho. Diante de todas essas características, essas são peças que custam mais caro, porém são um ótimo investimento!

 

SEMIJOIAS

As semijoias são peças visualmente parecidas com as joias, devido ao acabamento. A grande diferença é o material utilizado em sua base, que geralmente não é nobre. Os mais comuns são o latão, o estanho ou o bronze. As peças recebem um banho de material nobre como ouro, prata ou ródio e, quanto maior for a camada de banho, maior será a sua durabilidade. Normalmente, as pedras não são naturais, sendo comum serem usados vidros tingidos e pedras sintéticas. Como a base da peça é feita de materiais mais baratos, o custo acaba sendo mais parecido com o da bijuteria do que com o da joia.

 

BIJUTERIAS

As bijuterias são as peças mais simples entre as três categorias. São feitas de metais não nobres e normalmente não recebem camadas de materiais nobres. O mais comum é a bijuteria ganhar um verniz de tinta dourada imitando a tonalidade do ouro. Além de tudo, o design dessas peças não é exclusivo, sendo muito comum a mesma peça ser encontrada em diversas lojas diferentes. Por todos esses motivos, as bijuterias têm o menor custo de todos os grupos. É super importante se atentar a essas informações quando você for investir em uma joia, seja ela um presente para você mesma ou para outra pessoa. Além de questões financeiras e estéticas, estamos falando também de segurança e saúde. Saber a procedência do que você compra é essencial para uma experiência bem sucedida e feliz!

 

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão destacados por *

Importante: todos os comentários precisam ser aprovados para serem publicados.

MAIS ARITGOS DO BLOG